O Nordeste é o Brasil que deu certo de verdade

Antes de tudo, o Nordeste. Antes de tudo, o nordestino.
Antes de tudo, a força, um forte. Pedindo perdão à Euclides, mas o nordestino tem o sertão nas veias, então, o nordestino, antes de tudo é um forte.

Quantos memes na internet exaltam o Brasil Nordestino pelas decisões sociais, políticas e a resistência contra a tirania? Ah, se Euclides visse como honramos suas letras e protegemos o país de forma corajosa. Sim, ainda tem gente que nos considera como gueto nacional ou que estamos encravados na costa brasileira apenas para servir como nativos praianos.

Nossas praias são paraísos terrenos. Somos hospitaleiros, mas não serviçais para quem nos desmerece e diminui como povo inferior. Diriam que essas palavras trazem bairrismo ou até mesmo, xenofobia, mas não é isso. Essas condutas não são pontuações reversas diante do que somos vítimas todos os dias.

Somos paraíbas, baianos, ciará ou um grande Maranhão. Tudo isso e outras expressões preconceituosas que são destiladas para nos depreciar moralmente. Isso não nos abala, pois antes de tudo, somos fortes.

Acompanhando o ritmo da internet, a República Federativa dos Estados Nordestinos já tem sotaque próprio, território de costa, alimentação riquíssima em sabores, times de futebol nas diversas séries, craques em todas modalidades, campeões mundiais e medalhistas olímpicos. Ah, o Nordeste que tem tudo para que possamos viver em paz, trabalhando e tranquilos.

O que nos falta? Escolher nosso presidente! Aliás, nós escolhemos e fizemos bem. Agora é retomar a luta e fazer com que o resto do país entenda de vez por todas que o Nordeste é o que move o Brasil.

Humberto Costa é presidente da ASMS.