Mãe: mãos que acolhem, curam, cuidam e alimentam
A Terra é mãe de todos. A Terra também é mãe que alimenta. A vida respira e toma forma nas circunferências da Terra. Sim, a Terra é mãe sublime e dedicada.
O dom divino da vida e o acolhimento do amor são características maternais que surgem da Terra para que o ser humano possa aprender a semear solidariedade e fraternidade.
A figura materna é delicada, angelical e de lembranças infinitamente alegres. É nosso primeiro caminho do aprendizado, dignidade e respeito à vida. Esses parentêses foram feitos para ilustrar o quanto valiosa é para uma pessoa, uma família e uma sociedade.
Dito isto, homenagear as mães é algo que deve ser feito ao longo da vida. As mães acolhem, cuidam, protegem e alimentam com suas próprias mãos e corações corajosos. Merecem todas as homenagens sejam elas sanguíneas, “de leite” ou adotivas, o amor é na mesma medida.
Render homenagens ainda mais especiais é necessário neste ano. Um sem número de mães perderam seus filhos. Outras deixaram seus filhos órfãos, mas outras duelam contra a morte todos os dias. Sim, nossas colegas da saúde pública estão resistindo e cuidando de tanta gente nos leitos perigosos da pandemia. São mães de todos.
Quantas mães seguem chorosas ao trabalho nas unidades de saúde, nas residências, supermercados, ônibus e outros locais de emprego ou subsistência. Eles choram corajosas, pois uma honra gigante mora dentro delas e lhes movem diariamente.
Quanta generosidade em colocar a própria vida em risco para salvar vidas. Isso é gesto de mãe. Colocar a vida em risco para alimentar a família. Isso é gesto de mãe. Nada de valor material se compara em grandeza e nobreza.
Celebremos então, a vida, a coragem, a honra e a generosidade que somente uma mãe pode ter. Celebremos pois, alguém tão fundamental que o Criador deu o dom divino de ofertar a vida.
Muito obrigado às mães que temos durante toda nossa vida desde o nascimento. À todas as mães que com suas mãos, mentes e coracões nos acolheram, curaram, alimentaram e conduziram pelo caminho da justiça e da retidão.
Humberto Costa é presidente da ASMS
Comments