30 Anos: SUS de qualidade e com financiamento adequado
Desde 1988 quando a Carta Magna de nossa Nação estabeleceu a saúde como direito de todos e dever do Estado, nossa atitude sempre foi em defesa inconteste desse programa. Vislumbramos naquela época que seria necessário um lastro jurídico que garantisse a sua efetividade.
Eis que em 1990, essa regulamentação acontece com a Lei 8080 e surge o nosso Sistema Único de Saúde (SUS) para universalizar o acesso à saúde pública de qualidade sem favorecimentos particulares e igual para todos.
Por várias oportunidades, como trabalhadores, sindicalistas ou no controle social, pudemos contribuir para que o SUS fosse fortalecido durante esses trinta anos.
Nossa ASMS participou de momentos célebres e especiais em nome do SUS. Conferências nacionais, municipais e estadual se juntam à reuniões, fóruns e discussões de todos os formatos reafirmaram a grandeza do maior programa público de saúde do mundo.
Temos maior orgulho de participar de vários desses momentos e acreditamos em um novo cenário, onde o controle social seja exercido com qualidade e eficácia. O SUS precisa disso e seus trabalhadores também.
A nossa ASMS faz a luta em defesa da cidadania pelo SUS e valorização de mulheres e homens que ao longo dos últimos trinta anos garantem saúde de qualidade para nossa gente.
Lutaremos pela revogação da EC95 e pelo financiamento adequado e sustentável para o SUS. O Brasil vai vencer o sufocamento e precarização patrocinada pelo governo federal.
Humberto Costa – presidente da ASMS
Comments