Em vertigem: 15 de setembro é Dia Internacional da Democracia
A democracia é algo que podemos vivenciar. Usufruir dos direitos e cumprir seus deveres é algo que equilibra o funcionamento de uma sociedade sadia. Mas, o exercício democrático não é apenas ter benesses e obrigações. O poder de escolha é um dos atributos democráticos.
Apesar disso esse poderio pode ser – e tem sido – manipulado. Ao povo de quem o poder emana, tem sido dada apenas a opção de escolha, mas não se fomenta a melhor forma de fazê-la. O direito ao voto é algo tão sacro, mas que foi profanado pela corrupção e a politicagem.
O pulsar democrático do chão das ruas e das fábricas que fortaleceram a democracia e libertaram nosso povo agora é apenas história esquecida pelo reavivar dos anos de chumbo que teimam em voltar em nosso país.
Nosso país não é o berço da democracia, mas sempre acalentou liberdades individuais e coletivas. Sempre segurou os direitos humanos com braços vigorosos e acolhedores. Hoje, vivemos a democracia em vertigem, amedrontada pelo sadismo cruel de um governo intolerante e genocida.
Continuaremos a reagir nas ruas ou nas redes sociais, onde a democracia florescerá novamente no deserto da ignorância que quer emburrecer nossa Nação.
Apesar desses personagens fétidos da história, amanhã há de ser outro dia.
Humberto Costa é presidente da ASMS
Comments