SUS em foco

Dicas de nutrição para um vida saudável

0

O dia 31 de março é o Dia Nacional da Saúde e da Nutrição e tem como objetivo incentivar a conscientização de hábitos alimentares. A pandemia fez com que muitos repensassem as refeições já que a alimentação interfere na maneira como o corpo reage a possíveis infecções.

Sendo assim, comer de maneira saudável é um fator de extrema importância, mas também um desafio cotidiano. Por isso, vamos apresentar dicas que podem auxiliar nessa consciência. Então, vamos lá com o que diz a nutricionista Barbara Ramirez.

1) Prefira alimentos orgânicos

Evite o consumo em fast foods, comidas congeladas ou alimentos pré-prontos. “Essas comidas são altamente calóricas e gordurosas e não contém nenhum nutriente, nem vitaminas e tampouco minerais”, explica Bárbara. “É importante sempre optar por alimentos orgânicos ou frescos e conhecer as feiras da sua região, o que além de econômico é mais saudável”.

2) Consumo consciente

Tudo que é demais não faz bem à saúde. “Exercite a redução no consumo de sal, açúcar e alimentos processados e embutidos”. Por fim, a profissional indica também a ‘segunda sem carne’.

3) Opte pela gordura do bem

Produtos como azeite de oliva, óleo de coco e gordura de porco, por exemplo, são opções de “gordura do bem”. “São ótimas para manter um bom funcionamento dos hormônios e das vitaminas lipossolúveis que são solúveis em gorduras”, agrega.

4) Troque as dietas por reeducação

Nem toda gordura é ruim. Não faça dietas sem acompanhamento médico ou nutricional. “Não existe dieta milagrosa, mas um cronograma alimentar que melhor atenda à realidade do seu organismo e o que se busca com essa reeducação”, orienta. Para que sua nutrição não prejudique sua saúde, procure sempre a ajuda de um profissional.

5) Fruta não é bom, é ótimo!

Inclua frutas, legumes, verduras, sementes e grãos na sua alimentação diária. “Estes alimentos são bem mais em conta do que comida industrializada ou de fast food. Além disso, eles agregam os nutrientes necessários para ajudar a manter uma alimentação mais saudável e equilibrada”, conclui.

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like