Embora a vacinação contra a Covid-19 seja o foco da atenção da população brasileira, a imunização contra a gripe Influenza também deve ser observada, principalmente pela população idosa.
Assim como na Covid-19, pessoas com mais de 60 (sessenta) anos integram grupos de risco para consequências graves da gripe.
Autoridades sanitárias recomendam que os idosos sejam vacinados contra a Influenza e alertam que a vacina contra o coronavírus não garante proteção contra o vírus causador da gripe.
O secretário estadual da saúde, Fábio Vilas-Boas, ressalta que estamos entrando no período da sazonalidade da gripe e dos resfriados e alerta para a importância das pessoas se vacinarem contra também contra essas doenças. Ele destaca que a vacina contra a covid-19 não protege contra a influenza e que os idosos de 60 anos ou mais devem ser imunizados contra esse vírus. Além disso, o gestor alerta que esse é o momento em que começam a ocorrer picos de dengue, zikavírus e chikungunya.
O presidente da ASMS, Humberto Costa afirma que a vacinação é importante para garantir menor circulação de vírus e suas diferentes cepas. “Diferente do que pregam as fake news, as vacinas são seguras e necessárias, ou seja, elas não causam doenças. Somente com a vacinação e higiene podemos conter o avanço de doenças que interferem na saúde coletiva. Vírus e suas cepas quando encontram imunidades resistentes tendem a diminuir a proliferação. As vacinas são instrumentos de defesa prévia do organismo e da sociedade”, observou Costa.
Na capital baiana, a vacinação contra a gripe Influeza segue em vários pontos da capital. Um drive-thru foi disponibilizado para idosos no estacionamento do Shopping Barra. Clique aqui e confira outros pontos pela cidade.
“Estimulamos nossos associados e todos os idosos de nossa cidade para que se vacinem contra a gripe, mesmo que já tenham se vacinado contra a Covid. Observem o prazo entre as vacinas e procurem uma unidade de saúde para que tomem a vacina e protejam ainda mais a saúde. Todas as formas de proteção e reforço da imunidade são necessárias para resistirmos neste momento”, concluiu Costa.
Comments