AposentadosDestaqueSUS em foco

Sesab implanta ambulatório pós-covid para idosos. Saiba como acessar os serviços

0

Com o objetivo de reabilitar pessoas idosas, com idade igual ou superior a 60 anos, em situação de alta hospitalar por agravamento da Covid-19 e oferecer apoio matricial para as equipes de saúde que atuam na Atenção Básica, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) implanta o Ambulatório Pós-Covid no Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso (Creasi).

O ambulatório contará com equipe formada por médico, enfermeiro, fisioterapeuta e terapeuta ocupacional, além de contar com profissionais de psicologia, nutrição e fonoaudiologia que avaliarão o paciente idoso de forma integral e traçarão um plano terapêutico com foco na funcionalidade.

“Pretendemos reabilitar os idosos, reduzindo as sequelas em decorrência de agravamento da Covid-19, promovendo a funcionalidade após a infecção pela doença”, ressaltou a médica geriatra Mônica Hupsel Frank, diretora do Centro. Para isso, a equipe vai avaliar o desempenho funcional do idoso antes e após instituídas as medidas reabilitadoras, o ganho de massa corporal, a percepção de esforço e o impacto psicológico nos pacientes.

O Centro já está realizando o agendamento através do número (71) 9 9692-4807 (via WhatsApp), o paciente faz o cadastro encaminhando a foto da carteira de identidade, do CPF, do comprovante de residência, do cartão SUS e do relatório de alta hospitalar do internamento pela Covid-19. Para os pacientes que residem no interior, é a equipe da Atenção Básica quem faz o contato e solicita o matriciamento.

Apoio Matricial – O matriciamento disponibilizado pelo Creasi assegura apoio técnico especializado às equipes e profissionais de saúde que atuam na Atenção Básica. “Os profissionais de referência do território e os profissionais do Creasi compartilham os seus saberes, ampliando a resolução dos problemas e o cuidado da pessoa idosa. Contribuindo, assim, para a organização de uma linha de cuidado contínua”, ressalta a diretora do Centro.

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like