O empréstimo consignado, aquele que é descontado no contracheque, pode ser uma mão na roda em caso de necessidade financeira, mas também pode levar o consumidor a se endividar mais do que deveria. Quem faz o alerta é a Proteste – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor. E não é para menos: esse tipo de empréstimo responde por 60% do crédito concedido a pessoas físicas no país, principalmente aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), segundo o Relatório de Economia Bancária, divulgado pelo Banco Central (BC).
Ainda de acordo com o estudo, o consignado é uma fonte de caixa para os segurados. Considerando os empréstimos liberados, do total de clientes que se concentram na faixa de renda até dois salários mínimos (R$ 2.200), 73% são beneficiários do INSS.
— Os aposentados sofrem pressão de parentes que estão em dificuldades financeiras e que sabem da facilidade de pegar esse tipo de empréstimo. Eles ainda são assediados por bancos e financeiras e acabam extrapolando seu nível de endividamento — avalia Henrique Lian, diretor da Proteste.
Comments