O Ministério da Saúde incorporou, ao Programa Nacional de Imunizações do país, a vacina contra a meningite do tipo ACWY, destinada a adolescentes de 11 e 12 anos. O Sistema Único de Saúde (SUS) já disponibiliza a todos os brasileiros a vacina da meningite tipo C, mas a mais ampla, do tipo ACWY, estava disponível apenas na rede particular.
O sorogrupo, representado nas letras que denominam os tipos de meningite, retrata as diversas categorias de bactérias que causam a doença.
Antes da nova incorporação, o calendário de imunização só contava com a vacina contra o sorogrupo C da bactéria. Esta nova inclusão contemplará, em uma só vacina, quatro tipos da doença: A, C, W e Y. A vacina meningocócica ACWY foi incorporada ao calendário nacional de vacinação em 2020.
De acordo com o calendário vacinal do SUS, a proteção à meningite acontece com doses na infância – aos 3, 5 e 12 meses – e com um reforço na adolescência, aos 11 e 12 anos.
A vacina do tipo C continuará a ser aplicada, pelo SUS, nas doses da infância, enquanto a do tipo ACWY será aplicada somente no reforço da adolescência. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 20% dos membros dessa faixa etária são portadores assintomáticos da bactéria, o que faz com que eles estejam entre os principais transmissores da doença.
Comments