A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Gestão (Semge), vem desenvolvendo soluções digitais para dar mais eficiência e conforto aos aposentados e pensionistas da administração municipal de Salvador. Um dos exemplos é o aplicativo Meu RPPS que, dentre as funcionalidades, possibilita que o pedido de aposentadoria seja feito de modo on-line, além da prova de vida digital. A ferramenta está disponível para download em celulares com os sistemas Android e iOS.
Somente no mês de julho, mais de 7,5 mil aposentados e pensionistas beneficiários do Regime Próprio de Previdência dos Servidores Municipais de Salvador (RPPS) realizaram pela primeira vez a prova de vida digital. Através do aplicativo, foi possível fazer o procedimento por reconhecimento facial no celular, sem o cidadão precisar sair de casa. O número representa 80% do total de aproximadamente 12 mil segurados que deveriam realizar a prova de vida em 2021
A Prefeitura informa que, em 2019, equipes da Prefeitura realizaram 305 visitas domiciliares para realizar a prova de vida dos impossibilitados de fazê-lo presencialmente. Neste ano, 100 videochamadas foram feitas com servidores que não conseguiram fazer o procedimento pelo app, ao passo que não houve nenhuma visita domiciliar. O procedimento é obrigatório e requerido anualmente por todos os regimes de previdência do país, com o objetivo de evitar a ocorrência de fraudes e pagamentos de pensões e aposentadorias indevidamente a pessoas que já faleceram.
O app já teve 25 mil acessos. Nele, além da prova de vida, servidores ativos e inativos podem abrir ou acompanhar processos, fazer simulação de aposentadoria e consultar contribuições. As próximas funcionalidades previstas, ainda em fase de estudo, são o contracheque on-line e o agendamento de serviços.
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