DestaqueSaúde no Brasil

Dia do Dentista é marco da reafirmação da luta e da necessidade de manter a mobilização

0

Aprovado pelo Senado e instituído por lei em 2002, o Dia Nacional da Saúde Bucal é celebrado nesta segunda-feira (25). A data, que também é o Dia do Dentista, chama a atenção para a importância de se manter a saúde bucal com prevenção e visitas regulares ao dentista, já que a boca desempenha importantes funções que repercutem na saúde do organismo como um todo.

O Dia Nacional da Saúde Bucal também busca alertar a população sobre a conscientização da higiene da boca e, desse modo, prevenir as enfermidades prejudiciais à saúde.

A boca é a maior cavidade do corpo que tem contato direto com o meio externo e a que interage com todas as estruturas do corpo. Uma má higienização, além de trazer problemas bucais e dentários, pode proporcionar (ou agravar) algumas doenças, como as cardiovasculares e diabetes.

Além disso, as doenças da boca também são geradas pelo consumo de álcool, fumo e má alimentação.

“É recomendável que sejam feitas visitas ao dentista, desde a infância. Sempre fundamental estimular o cuidado com a higiene e ter um vínculo de confiança com os profissionais odontólogos. A orientação é fazer a prevenção de qualquer problema bucal. A escovação e a limpeza diária se juntam aos cuidados médicos como formas de proteção da boca. Além do papel que prestamos no consultório, também temos que ter a responsabilidade social e por isso, o dia de hoje marca essa vanguarda em nome da saúde coletiva”, disse o presidente da ASMS, Humberto Costa ao comentar sobre a data comemorativa.

Falando sobre a defesa de direitos, o presidente da entidade abordou aspectos importantes a serem lembrados pela categoria. “Nós, odontólogos e odontólogas colaboramos com a qualidade da saúde pública. Refiro-me em especial aos colegas da Prefeitura de Salvador que contribuíram significativamente durante os dias mais duros da pandemia. O comportamento foi reconhecido como um gesto de lealdade e solidariedade com a sociedade que precisa de todo tipo de auxílio para garantir a vida. Precisamos engajar ainda mais na defesa das nossas conquistas e somente na participação dentro da mobilização é que conseguiremos fortalecer nossa luta”, concluiu Costa.

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like