DestaqueSaúde em Foco

10 mil passos por dia e saia do sedentarismo

0

Para se adequar a nova conclusão da medicina, muita gente adotou um pequeno acessório, o pedômetro ou passômetro, aparelho que mede quantos passos a pessoa dá durante o dia.

“No final do dia eu falava: ‘ah nem vou fazer ginástica, andei tanto em casa’. Fiquei surpresa de ver a quantidade de passos que eu dou , não dou nada perto do que é aconselhável…”, afirma Ana Paula Matos, dona de casa.

Há três meses as amigas Ana Paula e Carolina usam o equipamento para atingir a marca de 10 mil passos por dia. “Eu acordo e coloco o relógio, o brinco, a roupa e o pedômetro”, diz Ana Paula.

“Paro o carro mais longe, não paro no estacionamento perto. Enquanto não atingir a meta até à noite eu tô subindo e descendo escada”, comenta Carolina Mizuno, dona de casa.

“Você diminui a incidência do diabetes em até 50% e de patologias cardiológicas e vasculares em até 30% fazendo esse tipo de atividade”, explica Flávio Ferramola, cardiologista.

Testamos o equipamento em Melissa que é secretária. Ela levanta cedo e faz a tarefa doméstica. Depois percorre oito quadras até chegar ao ponto de ônibus. No trabalho passa muito tempo sentada, se movimenta de vez quando. No fim do expediente, atinge pouco mais de 5.200 passadas. “Para os 10 mil passos ainda estou um pouco longe…”, conclui Melissa Monteiro.

E para quem não tem o aparelho, como calcular os 10 mil passos da boa saúde? Segundo a Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte, um adulto dá em média 110 passos por minuto, num ritmo mais acelerado. Portanto, para chegar aos 10 mil, seria necessário pouco mais de uma hora e meia de caminhada.

Quer outra conta? Dez mil passos equivalem a oito quilômetros. É o mesmo que percorrer uma distância do tamanho de 40 quarteirões.

“Como primeiro estímulo é extremamente interessante para a pessoa que não tem contato nenhum com a atividade física. Num segundo momento, é importante procurar orientação e fazer uma atividade mais direcionada”, explica Acácio Alves, preparador físico.

Para chegar aos 10 mil passos valem algumas dicas:

  • escolher percursos mais longos para chegar ao mesmo lugar.
  • ir para o serviço a pé ou estacionar o carro mais longe do local de trabalho.
  • em vez elevador, prefira a escada.

A estudante Yumi aceitou fazer um teste. Ela fez um mesmo trajeto pela escada rolante e depois pela escada normal. “Foram 18 passos na escada rolante e 47 pela normal”, diz Yumi Yabiku, estudante.

Em cidades planejadas, os quarteirões deveriam ter 100 metros por 100 metros… Logo, o ideal seria andar 80 quarteirões por dia… Haja perna!

Outro cálculo interessante para saber se você está se mexendo na medida é o da Sociedade Brasileira de Cardiologia: faça, no mínimo, duas horas e meia de exercícios aérobicos por semana.

Dia-a-dia: dicas para promover a caminhada e atingir a marca dos 10 mil passos
Padaria, farmácia e compras no bairro: sempre a pé. Pegar o carro só quando for realmente necessário.
Supermercado: fazer compras pequenas para provocar mais idas.
Escola: se possível, colocar as crianças em escolas que sejam no próprio bairro.
Jornal: prefira comprar na banca.
Transporte coletivo: Descer um ou dois pontos antes do destino.
Escadas rolantes e elevador: sempre que possível, em casa ou no serviço, suba a pé. Importante que isso seja feito de forma gradativa.

Toda e qualquer caminhada deve ser feita com um tênis adequado para isso. Não precisa ser top de linha, mas é importante que seja reforçado nas laterais.
Usar calçados inadequados pode causar desde problemas simples, mas dolorosos, como bolhas e unhas encravadas, até lesões nos ligamentos do joelho.
No caso da ida ao trabalho, a dica é ir de tênis e levar numa bolsa o calçado formal.

Publicado originalmente em G1, no dia 11 de novembro de 2021. Fonte: Acácio Alves, Reprodução.

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like