Violino, viola, violoncelo e o toque do berimbau. Hino do Senhor do Bonfim, Bachianas n.5, frevo e música baiana. É essa mistura inusitada de música clássica e popular que vai abrir a Série de Concertos Bahia Sagrada, no dia 8 de julho, às 19h, na Basílica Santuário do Senhor do Bonfim. Os concertos acontecem entre os dias 8 e 17 de julho em cinco igrejas da capital baiana: Basílica do Bonfim, Conceição da Praia, Rosário dos Pretos, São Francisco e São Pedro dos Clérigos.
A estreia da série contará com a presença do Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Sergio da Rocha, entre outras autoridades civis e religiosas. Financiados pela Chesf, via Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, e com apoio da Arquidiocese de Salvador, os concertos Bahia Sagrada oferecem uma experiência inédita ao transformarem os espaços das cinco igrejas escolhidas com iluminação especial.
Os repertórios de todos os concertos dialogam com a cultura baiana e com a arquitetura das igrejas. Dez atrações de destaque nacional e local ocupam esses espaços com apresentações que vão misturar música instrumental, orquestra e canto coral, em repertórios que vão de Villa-Lobos a axé music, passando por rock progressivo.
No dia de cada apresentação haverá a distribuição de ingressos gratuitos, no local, uma hora antes do início do concerto. Alguns concertos ainda tem ingressos on-line disponíveis no site sympla.com.br/bahiasagrada .
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
- 8 de julho, às 19h – Quinteto da Bahia na Igreja Nosso Senhor do Bonfim
- 9 de julho, às 16h – As Ganhadeiras de Itapuã na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos
- 9 de julho, às 18h – _ Grupo Ofá convida Rum Alagbê na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos
- 10 de julho, às 16h – _ Núcleo de Ópera da Bahia na Igreja São Pedro dos Clérigos_
- 10 de julho, às 17h30 – _ Ivan Sacerdote e Felipe Guedes na Igreja São Francisco_
- 15 de julho, às 19h – Gabriele Leite e Edu Gutterrez na Igreja Nosso Senhor do Bonfim
- 16 de julho, às 17h30 – André Mehmari e Rafael Cesário na Igreja São Francisco
- 16 de julho, às 19h30 – _ Chico Brown na Igreja São Francisco_
- 17 de julho, às 16h – _ Coro Juvenil do NEOJIBA na Igreja Nossa Senhora da Conceição_
- 17 de julho, às 18h30 – Coro Ecumênico da Bahia na Igreja Nossa Senhora da Conceição
Comments