Diante da demora para instrução de processos de aposentadoria no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a ASMS protocolou denúncia no Ministério Público da Bahia (MP/BA) para apurar os motivos que causam paralisações nos fluxos e prejudicam os atos de aposentações, além da fixações de rendas dos servidores lotados no órgão.
A denúncia feita gerou um procedimento registrado sob o IDEA 003956161/2023 em curso na 1ª Promotoria de Justiça de Defesa da Moralidade Administrativa e do Patrimônio Público e conduzido pela senhora Promotora Nívia Andrade. O fato foi reclamado também pela ASMS no Conselho Municipal de Saúde de Salvador (CMSSSA) e motivou pedido de reunião com a gestão da SMS. Apesar disso, não houve retorno por parte da Secretaria.
Audiência – O Ministério Público da Bahia realizou audiência para tratar do assunto nesta quinta-feira (03) e convidou a ASMS para fazer parte da reunião que contou também com a presença do Diretor de Previdência, Daniel Ribeiro e a sub-Procuradora do Município de Salvador, Luciana Harth. O presidente Humberto Costa esteve acompanhado do conselheiro fiscal Jovenildo Pereira. Os dois integram o Conselho Municipal de Previdência do Servidor (Compres) como titular e suplente, respectivamente.
Durante a audiência, o presidente Humberto Costa reforçou a necessidade de celeridade nas instruções de processos e lembrou que as aposentadorias são benefícios aguardados com angústia pelos servidores. “Precisamos apressar esses processos para que a Semge e a Dprev finalizem seus ciclos. A falta de pessoal na Secretaria de Saúde para essa tarefa de instrução não pode ser considerada como algo normal. Temos caminhado nessa jornada em defesa da aposentadoria há algum tempo e continuaremos até que todos os processos represados sejam concluídos”, disse Humberto Costa.
E continua: “Nossa missão tem sido de cobrar a responsabilidade da gestão municipal com a compreensão dos fluxos para acionar quem está engessando os processos . Da mesma forma, fazemos a plena defesa no Compres [Conselho Municipal de Previdência] sempre com vistas à garantir o direito ao benefício. Temos feito estudos, pesquisas e acompanhado notícias sobre aposentadoria, pensão, abonos e licenças, além de consultarmos nossa consultoria jurídica acerca desses temas. Tudo isso para fazermos a melhor e mais eficaz atuação”, pontuou Costa.
Encaminhamentos – Como resultado da audiência, a gestão municipal comprometeu-se em esforços para em até seis meses, dar vazão nos processos em curso na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e demais Secretarias, garantindo assim, as instruções necessárias para andamentos e finalizações, além de identificar possíveis diligências, notificando os requerentes para sanar possíveis faltas documentais existentes. Outro compromisso que ficou acertado é de que em até três meses, a Prefeitura informará ao MP/BA, o andamento das tarefas, como por exemplo, número de aposentadorias publicadas.
O MP/BA notificará a SMS e a Dprev/Semge sobre os compromissos assumidos na audiência. A ASMS também contribuirá com o acompanhamento e informará ao Ministério Público sobre o andamento dos processos, a partir de possíveis reclames de seus associados. “Vamos continuar interagindo com os associados durante o tempo compromissado pela gestão municipal. Dialogaremos com o Ministério Público durante esse tempo, se houver necessidade. Esse é o nosso papel leal, honesto e eficaz com esse tema que precisa ser tratado de forma sensível, respeitosa e observando a lei”, finalizou o presidente Humberto Costa.
Fico amimada em sabem que a associação está se empenhando para solucionar o problema e ao mesmo tempo desconfiada por não entender os verdadeiros motivos da prefeitura para manter parados os processos de aposentadoria.
Agradecemos pela confiança em nosso trabalho. Continuamos buscando os meios eficazes para garantir esse direito.
A orientação do presidente Humberto Costa é de que todos os encaminhamentos feitos acerca dessa demanda sejam
informados. Estamos vigilantes aos prazos acordados na audiência e notificaremos ao MP baiano se algo for
diferente do ajustado. Estamos à disposição.