DestaqueÚltimas Notícias

Balcão para mudança de nome é disponibilizado por shopping na Semana LGBTQIA+

0

Entre os dias 24 de setembro e 03 de outubro, o Shopping da Bahia recebe a Semana LGBTQIA+, e traz, este ano, um balcão para alteração de registro de nascimento pelo nome social para residentes de Salvador e Região Metropolitana. O espaço foi disponibilizado através de uma parceria com o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA).

A programação também inclui a realização de bate-papos e palestras sobre adoção homoafetiva, acesso e fomento das pessoas LGBTQIAP+ no mercado de trabalho, o que fazer em casos de lgbtfobia, dentre outros temas. O evento é gratuito, aberto ao público e acontecerá na Praça Menininha do Gantois, no 3º piso.

Sobre a possibilidade de alterar o nome de nascimento sem a exigência de uma ação judicial, Márcia Teixeira, promotora de Justiça do MP-BA, afirma que “essa é uma questão de dignidade para a pessoa humana. Ter seu nome no documento, de acordo com sua identidade de gênero, repercute em todas as áreas da vida”. Ela explica que, para a mudança de nome ocorrer, uma das etapas é a retirada de 26 documentos, o que gera um custo de cerca de R$ 300,00. Pensando nisso, foi firmada parceria com o Shopping da Bahia, que vai custear 30 retificações. A seleção será feita após análise socioeconômica.

No que tange à representatividade nos quadros funcionais e nos espaços de tomada de decisão no ambiente de trabalho, para Ives Bittencourt, membro da Comissão de Diversidade Sexual e Enfrentamento à Homofobia na Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Bahia (OAB-BA), que vai mediar um dos debates da semana, “é essencial a criação de políticas, ações e treinamentos transparentes que combatam a invisibilidade de profissionais excluídos e preparem todo o corpo de funcionários para o fortalecimento de uma cultura organizacional inclusiva e livre de preconceito, discriminação e estereótipo”.

Em parceria com o IRIS – Instituto de Responsabilidade Social e a Abreu e Bittencourt Advocacia e Consultoria Jurídica, além dos ciclos de diálogo e troca de experiência, o evento também vai contar com intervenções visuais e outras ações, como a plotagem da escada fixa, que liga a Praça Divaldo Franco, no 2º piso, à loja Camicado, no 3º piso, que receberá as cores da Bandeira Arco-íris, um símbolo da Comunidade Gay e do Movimento LGBT, além da exibição de diversas peças de comunicação por todo o empreendimento, incluindo banheiros, totens e estacionamentos.

Superintendente do shopping, Wilton Oliveira acredita que “o debate e a troca de experiências e conhecimentos é um dos maiores triunfos que as semanas da Diversidade e LGBTQIA+ estão obtendo”. Ele arremata: “para nós, do Shopping da Bahia, um espaço pluralizado, é de extrema importância promover e participar de momentos como este”.

Confira a programação (com início sempre às 17h):

26/09 – Bate-papo: Identidade Queer, com Sued Hosaná, travesti, poeta e perfomer; Jenny Muller, artvista, roteirista colaboradora do projeto Núcleo de Mulheres Roteiristas; e Spadina Banks (mediadora), drag queen e apresentadora.

27/09 – Bate-papo: Artvismo e Representatividade, com Petra Perón, drag queen e associada do Mídia Ninja; Bia Mathieu, drag queen e mestre com pesquisa sobre ‘Resgate da Arte Drag e Militância’, e Spadina Banks (mediadora), drag queen e apresentadora.

28/09 – Bate-papo: Família a Acolhimento às Pessoas LGBTQIAP+, com Beth Dantas, professora e integrante do grupo Mães Pela Diversidade; João Hugo, homem trans, comunicador social e ex-coordenador da Casa Aurora – Casa de Acolhimento à Pessoas Trans de Salvador, e Spadina Banks (mediadora), drag queen e apresentadora.

29/09 – Palestra: Acesso e Fomento à Pessoas LGBTQIAP+ no Mercado de Trabalho, com Ângelo Biset, gestor de RH e administrador do @entreelesdois; Chris Gurgel, advogada e presidente da Comissão de Direitos Humanos do Instituto de Advogados da Bahia (IAB-BA), e Ives Bittencourt (mediador), advogado humanista e membro da Comissão de Diversidade Sexual e Enfrentamento à Homofobia da OAB-BA.

30/09 – Palestra: Combate ao Racismo a à Gordofobia dentro da Comunidade LGBTQIAP+ com Naiana Ribeiro, gordoativista e digital influencer; Arthur Igor Lima, dentista, CEO da plataforma AfroSaúde e Forbes Under 30, e Gabriel Leal (mediador), psicólogo e CEO da Redes Vivas – Saúde das Populações Negra e LGBT.

01/10 – Workshop: Em Casos de LGBTFOBIA, o Que Fazer?, com major Flávia Barreto, porta-voz da Policial Militar da Bahia (PMBA); Daniela Portugal, advogada e professora de Direito Penal (UFBA), e Roberto Ney (mediador), jurista e pesquisador

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like