As atletas de saltos ornamentais do Fluminense Natali e Nicoli Cruz, de 28 anos, afirmaram, em uma publicação nas redes sociais, na quarta-feira (28), que foram vítimas de um caso de racismo no Shopping Tijuca, na zona norte do Rio de Janeiro. As informações são do jornal Extra.
As gêmeas disseram que aguardavam a mãe ser atendida em um banco e, ao caminharem pelo centro comercial, negaram que uma segurança as seguia. Elas contam que chegaram a ir para pontos com menos público e que, mesmo assim, a funcionária as acompanhava.
Nicoli foi até o banco perguntar à mãe sobre a demora em seu atendimento, e a funcionária teria entrado logo em seguida e perguntado aos seguranças da agência se as jovens estavam incomodando. Após eles negarem e explicarem que elas aguardavam a mãe, a segurança teria parado de segui-las.
As irmãs registraram o caso no Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) do shopping, e contaram que o chefe da segurança ficou surpreso, pois a maioria dos funcionários do setor são negros.
Ainda segundo o Extra, a Polícia Civil confirmou que o caso foi registrado na 19ª DP (Tijuca) de maneira on-line, e que as investigações sobre o caso estão em andamento.
Em nota, o Shopping Tijuca disse que a funcionária envolvida no caso foi afastada, e disse que a unidade repudia “qualquer ato de discriminação” e que considera “inaceitável e inadmissível qualquer ato de preconceito”.
Publicado em IstoÉ/Terra em 30 de julho de 2021.
Comments