Considerado o maior programa de saúde bucal do mundo, o Brasil Sorridente completou vinte anos de existência.
Em seus princípios, o Brasil Sorridente ampliou o atendimento e melhorou as condições de saúde bucal da população brasileira. Primeira política nacional feita especificamente para tratar de saúde bucal no país, o programa mudou a realidade do acesso da população ao tratamento odontológico gratuito por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo, além das ações de prevenção e tratamento básico, o atendimento especializado e a reabilitação em saúde bucal.
O Brasil Sorridente está ligado a diversas ações e programas do Ministério da Saúde, como o Programa Saúde na Escola, Plano Nacional para Pessoas com Deficiência, Saúde do Trabalhado, Vigilância ambiental e Fluoretação das Águas de Abastecimento Público, entre outras. Além disso, apresenta ações voltadas para a qualificação de gestores e profissionais de saúde e para a educação em saúde da população.
“Sinto imenso orgulho em ter participado da concepção e trabalhado em um programa que modificou as vidas de milhões e milhões de brasileiros por meio da oferta de serviços odontológicos de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde. Como profissional da Odontologia reconheço a importância dessa política pública que contribuiu decisivamente para saúde coletiva do país”, disse o presidente da ASMS, Humberto Costa.
Comments