Madrugada de maio, eu te componho.
Escrevo como um corpo de pele nortuna
se embrenhando na floresta como sombra e como os filho da noite. Os caminhos de trança nagô que enfeitam minha cabeça é mais que um penteado inocente.
É estrategia de guerra, movimento estudado para uma circulação livre entre correntes. Esta memória não me pertence, me compõe.
Foram muitas fugas, capoeiras, fogueiras, tambores e ações abolicionistas até a alvorada de maio de 1888.
A revolta das Carrancas em 1833, segundo estudiosos e entre estes o filósofo Renato Nogueira, foi definitiva para mudanças nas leis da Escravatura no Brasil. Tudo acontecera em Minas gerais onde escravizados, liderados por Ventura Mina, se insurgiram contra seus “proprietários” e partiram pra outras fazendas puxando a insurreição que matava escravocratas, e traficantes e torturadores de gente, libertando do cativeiro centenas de escravizados, de fazenda em fazenda em que brancos que conseguiam fugiam aterrorizados. Essa insunrreicao, seguida da Revolta dos malês na Bahia produziu resultados importantes na luta abolicionista.
Portanto não é justo nem honesto reduzir a abolição à bondade da chamada redentora. Vai- te daqui, Isabel, princesa cujo nome solitário em tal áurea posição ofusca os reais protagonistas da grande saga:Ganga Zumba, Zumbi dos Palmares, Acotirene, Luiza Mahin, Luiz Gama, Ventura Mina, Antonio Crioulo, José do Patrocinio e Dandara são aguns nomes de combate que nao estampam placas de nossas praças e ruas, mas sem os quais…que liberdade que nada!
Acordo para a manhã deste 13 de maio sentindo a força dos que lutaram e morreram pra q hoje eu fosse livre.
Continuam a confiscar nossas revoltas e se apropriarem de nossas conquistas. Porém, escrevo imersa na força jongueira, os quilombos se proliferaram e o neo aboicionismo de configura imprescindível na contemporaneidade, expondo a dura verdade:o racismo compromete a validade de qualquer democracia.
Sou rica quilombola, discurso em altos salões e não estou só.
Chispa, isabel! Tenho dito: prefiro louvar ancestrais revolucionários e isso aqui deixo escrito, Louvo meus tambores, os Orixás e também são Benedito!
#VIDANEGRAIMPORTA
Reprodução Facebook em 13 de maio de 2021
Comments