O Fundo Municipal de Previdência do Servidor de Salvador (Fumpres) anunciou que, em 2024, os cerca de 10 mil aposentados e pensionistas da Prefeitura de Salvador não precisarão realizar a prova de vida através do aplicativo Meu RPPS ou site. Isso porque o procedimento ocorrerá de forma automática, através do Sistema Nacional de Informações de Registro Civil (Sirc).
Aqueles que não realizaram a prova de vida ou recadastramento em 2023 devem regularizar a situação. Os documentos necessários para recadastramento e prova de vida referente ao ano de 2023 são o documento de identificação com foto, comprovante de residência em nome do servidor com emissão de até 90 dias, declaração de benefício junto ao INSS, com emissão de até 30 dias, e extrato previdenciário ou CNIS com discriminação dos vínculos, com emissão de até 30 dias.
Desde quando iniciou-se a necessidade de recadastramento e prova de vida, nos modelos presencial e digital, a ASMS vem buscando diminuir os obstáculos para realizações desses procedimentos. “Recordo-me de quando eram necessários cerca de quatorze documentos para fazer o recadastramento no Fumpres. Apontamos que não havia cabimento em solicitar documentos que deveria ser emitidos pela própria Prefeitura e outros que não perdiam validade. Isto feito, a quantidade de documentos foi reduzida e facilitou para que os segurados fizessem o recadastramento”, disse o presidente da ASMS, Humberto Costa.
Prova digital – Por conta da pandemia da Covid, a Prova de Vida e Recadastramento passaram a serem feitos de forma digital, ainda assim, documentos emitidos pelo Governo Federal ainda eram solicitados. No último ano [2023] foram cinco documentos e após intervenção da ASMS, restou mostrado que não era necessário para apresentação.
“Hoje, apenas quatro documentos, sendo dois de natureza identificadora e para contato [RG e comprovante de residência] são solicitados. Agora com o convênio feito pelo Município de Salvador com o Sistema Nacional de Informações de Registro Civil, os segurados não precisaram efetuar o procedimento, visto que a prova de vida será automática com informações oriundas deste sistema. Todos ganhamos em segurança dos dados, comodidade e eficácia. Comemoramos essa novidade, pois ao longo dos anos sempre solicitamos que isso acontecesse”, concluiu Humberto Costa.
Comments