DestaqueSaúde em Foco

Influenza: Prefeitura de Salvador realiza neste sábado vacinação contra gripe exclusiva para os idosos

0

A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde, promove neste sábado (08) o Dia da Sabedoria voltado exclusivamente para proteção contra a GRIPE de idosos com 60 anos ou mais de idade. A estratégia ocorrerá das 08 às 16 horas em mais de 50 pontos de imunização. No ato da vacina deverão ser apresentados o Cartão SUS de Salvador, caderneta de vacina e documento de identificação com foto.

O objetivo da estratégia, definida após o recebimento de 150 mil doses doadas pelo governo paulista, é garantir a proteção do maior número de pessoas mais vulneráveis contra a doença, principalmente frente ao surto de gripe que afeta a cidade desde o final do ano passado. Os idosos foram definidos como prioridade porque são mais suscetíveis ao surgimento de algumas doenças infectocontagiosas, principalmente as do aparelho respiratório, devido às alterações imunológicas ocorridas ao longo do processo natural de envelhecimento. A Secretaria de Saúde destaca que é de extrema importância que a população se conscientize sobre a necessidade da vacinação e se envolva nas campanhas realizadas pelo poder público, como a da gripe.

“Nesse ano tivemos que prorrogar o prazo de vigência da mobilização por não termos atingido a meta de alguns grupos vulneráveis, como o de idosos. Para revertermos esse cenário estamos promovendo o Dia da Sabedoria para que nossos idosos, muito sábios, não percam mais esta oportunidade de se imunizar contra a influenza. Para quem é idoso uma simples vacinação pode fazer toda a diferença já que reduz complicações, internação e até mesmo o risco de morte. Com novos vírus e bactérias surgindo a cada ano, as vacinas têm se tornado fundamentais no combate a certas doenças, como os diferentes tipos de gripe”, destacou Leo Prates, secretário municipal da Saúde de Salvador.

DADOS: Salvador tem uma população estimada em 339.329 idosos, de acordo com o último recadastramento feito pela Secretaria Municipal da Saúde. Desses, um total de 220.868 foi vacinado contra a gripe, o que corresponde a uma cobertura de 55% deste público.

Entre o novembro de 2021 e 07 de janeiro de 2022, a capital contabilizou 1.064 casos de influenza e 48 óbitos em decorrência de complicação da doença.

Distrito Sanitário Centro Histórico

Pontos fixos: UBS Ramiro de Azevedo (Campo da Pólvora), USF Terreiro de Jesus, USF Terreiro de Jesus e UBS Péricles Cardoso (Barbalho).

Pontos extramuros: Estação da Lapa e Feira de São Joaquim (Med Móvel funcionará na Estação do Samba, espaço ao fundo da Feira).

Distrito Sanitário Subúrbio Ferroviário

Pontos fixos: USF Beira Mangue, USF Itacaranha, USF Colinas de Periperi, USF Vista Alegre, USF Teotônio Vilela II (Fazenda Coutos), USF Ilha Amarela, UBS Sérgio Arouca (Paripe).

Drive: Atakadão Atakarejo (Fazenda Coutos)

Distrito Sanitário de Cajazeiras

USF Cajazeiras XI e USF Cajazeiras V

Distrito Sanitário de Itapuã

Pontos fixos: USF Parque São Cristóvão, USF Nova Esperança e USF KM 17 (Itapuã)

Pontos extramuros: Estação Mussurunga

Distrito Sanitário Barra / Rio Vermelho

Pontos fixos: 5º Centro de Saúde (Barris)
Drive: 5º Centro de Saúde (Barris)
Pontos extramuros: Shopping Itaigara, Shopping Barra, Shopping Salvador e Shopping da Bahia. (9 às 16h)

Distrito Sanitário Cabula/Beirú

Pontos fixos: USF Resgate, UBS Eunísio Teixeira (Saboeiro) e USF Cabula VI
Drive: Shopping Bela Vista (9 às 16h)

Distrito Sanitário Pau da Lima

Pontos fixos: USF João Roma Filho (Estrada Velha do Aeroporto), USF Canabrava, UBS Pires da Veiga (Pau da Lima), UBS Castelo Branco
Drive: Unijorge Paralela

Distrito Sanitário São Caetano/Valéria

Pontos fixos: USF Dep. Luiz Braga (Pirajá), USF Recanto da Lagoa I, USF Capelinha, USF Antônio Lazarotto (Plataforma), UBS Péricles Laranjeiras (Faz. Grande do Retiro) e UBS Frei Benjamin (Valéria)

Distrito Sanitário Brotas

Pontos fixos: USF Vale do Matatu, USF Santa Luzia (Eng. Velho de Brotas), UBS Manoel Vitorino (Brotas) e UBS Mário Andrea (Sete Portas)

Distrito Sanitário Liberdade

Pontos fixos: USF Iapi e UBS Maria Conceição Imbasshy (Pau Miúdo)

Distrito Sanitário Boca do Rio

Pontos fixos: USF Imbui, USF Curralinho, USF Pituaçú e USF Zulmira Barros (Costa Azul)

Distrito Sanitário Itapagipe

Pontos fixos: UBS Virgílio de Carvalho (Dendezeiros) e UBS Ministro Alckmin (Massaranduba).
Drive: Vila Militar (Dendezeiros)

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may also like