O Brasil perdeu neste domingo (22) José Alberto Hermógenes, um dos principais articuladores da Reforma Sanitária, que resultou no Sistema Único de Saúde – SUS.
O velório ocorrerá às 10 horas desta segunda-feira (23) e às 10h30 a cremação no Bosque da Paz, em Salvador.
Vacinado contra a Covid-19 desde fevereiro, Hermógenes tinha comorbidades que agravaram seu quadro ao ser infectado há cerca de dois meses. Faleceu em Salvador, após longa internação, tendo recebido todos os cuidados possíveis.
Atuação pela Saúde Pública – Foi o Coordenador da Comissão Nacional da Reforma Sanitária, constituída por recomendação da 8ª Conferência Nacional de Saúde, tendo elaborado o texto-base do capítulo da Saúde da Constituição Federal de 1988, que criou o Sistema Único de Saúde – SUS. A comissão contava ainda com outras personalidades consideradas norteadoras dos princípios do SUS, como Sérgio Arouca, Arlindo Fábio e Hésio Cordeiro.
Hermógenes foi secretário de Saúde da Bahia e secretário-geral do Ministério da Saúde nas gestões dos ministros Roberto Santos e Jamil Haddad. Foi ainda presidente da Fundação SESP e da Bahiafarma e Secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde. Lutou contra a Ditadura Militar e foi membro da Juventude Universitária Católica (JUC), da Ação Popular – AP e do Partido Comunista do Brasil – PCdoB. Foi também Presidente do Sindicato dos Médicos e Conselheiro do CRM da Bahia.
Ele foi internado no Hospital da Bahia no dia 30 de junho e na Clínica Florence, para cuidados paliativos, no dia 10 de agosto. A morte foi em decorrência de uma síndrome respiratória aguda grave (SRAG) por conta da covid.
“Recebemos essa notícia que deixou a todos nós entristecidos. A contribuição desse colega para a saúde pública é inestimável. Tive a honra de conhecê-lo e dialogar acerca das políticas públicas em saúde em nosso estado. Perdem a Bahia e o Brasil, um dos nomes mais significativos no campo da saúde pública”, afirmou o presidente da ASMS, Humberto Costa.
Sentimentos
Sentimentos mais profundo, espero que diante deste governo e muitas instituições que deveriam estar defendendo este grande patrimônio do povo brasileiro , vem fazendo luta ao contrário.
Valeu José Alberto Hermógenes!! Presente!