DestaqueSaúde no Brasil

Ministério da Saúde reduz intervalo entre doses da vacina da AstraZeneca para oito semanas

0

O Ministério da Saúde confirmou nesta sexta-feira a redução no intervalo entre as doses da vacina da AstraZeneca de 12 para 8 semanas. A mudança havia sido anunciada em agosto, mas a pasta acabou adiando a medida devido ao atraso na entrega da vacina.

Em nota, a pasta afirma “já concluiu o envio de 100% das doses de Astrazeneca necessárias para completar o esquema vacinal de toda população adulta brasileira.” O Ministério diz ainda que continuará enviando vacinas para as novas etapas da vacinação no país que incluem a dose de reorço para idosos acima de 60 anos, imunossuprimidos e profissionais de saúde.

Os próximo envios de vacina incluirão ainda imunizantes da Pfizer destinados a completar o esquema vacinal dos brasileiros que já tomaram a primeira dose da vacina.

Mesmo antes da confirmação por parte do Ministério da Saúde a respeito da antecipação da segunda dose da AstraZeneca, alguns estados já tinham tomado a medida. O Rio de Janeiro foi um deles.

Na última quarta-feira o país chegou a cerca de 100 milhões de pessoas completamente imunizadas contra Covid-19. A vacinação é apontada por especialistas como uma das principais estratégias para controlar a pandemia.

Levantamento feito pelo GLOBO mostrou que ao menos oito estados usaram mais doses da AstraZeneca do que o distribuído para a primeira aplicação. Cerca de 2,4 milhões de pessoas foram vacinadas além da cota enviada para a primeira etapa de imunização, o que provocou desabastecimento da vacina.

Publicado em O Globo, no dia 15 de outubro de 2021.

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like