O câncer de bexiga é geralmente diagnosticado devido os sinais ou sintomas que uma pessoa está apresentando ou por resultados de exames realizados por outros motivos clínicos. Se houver suspeita de câncer de bexiga, será necessária a realização de exames complementares para confirmar o diagnóstico.
Histórico clínico e exame físico – Será perguntado durante a consulta seu histórico clínico completo, incluindo informações sobre os sintomas apresentados, possíveis fatores de risco, histórico familiar, e outras condições clínicas.
O seu médico também irá examiná-lo para procurar possíveis sinais do câncer de bexiga ou outros problemas de saúde. Um crescimento anormal também pode ser diagnosticado no exame de toque retal. Se você é mulher, o médico também pode fazer um exame ginecológico. Durante o exame físico, o médico pode, às vezes, sentir um tumor de bexiga, determinar seu tamanho e, se eventualmente, se espalhou.
Se os sinais e sintomas apresentados sugerirem que o paciente possa ter câncer de bexiga, serão solicitados exames de imagem, de laboratório e biópsias, para confirmação diagnóstica e estadiamento da doença.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 30/01/2019, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia. Reprodução citada a fonte.
Comments