A Receita Federal disponibilizou nesta segunda-feira (23), às 10h, a consulta ao lote de restituições da malha fina de dezembro, que inclui também valores residuais de anos anteriores. Cerca de 144 mil contribuintes que regularizaram pendências junto ao Fisco poderão verificar se receberão a restituição do Imposto de Renda. Do total, aproximadamente 7,4 mil contribuintes no Rio Grande do Sul têm direito ao pagamento, em função das enchentes que afetaram o estado e os incluíram na lista de prioridades.
Ao todo, serão pagos R$ 448,96 milhões em restituições, sendo R$ 290,87 milhões destinados a contribuintes prioritários, como idosos, pessoas com deficiência e professores. Dentro das categorias prioritárias, destacam-se 64.089 contribuintes que informaram a chave Pix do tipo CPF, 27.264 contribuintes entre 60 e 79 anos e 7.435 residentes no Rio Grande do Sul. Os pagamentos serão realizados no próximo dia 30 de dezembro, diretamente na conta bancária ou na chave Pix cadastrada na declaração do Imposto de Renda.
Para verificar a inclusão no lote, o contribuinte pode acessar o site da Receita Federal e clicar em “Meu Imposto de Renda” > “Consultar a Restituição”, ou realizar a consulta pelo aplicativo da Receita Federal. Caso o pagamento não seja efetuado devido a uma conta desativada, os valores ficarão disponíveis no Banco do Brasil por até um ano, com a possibilidade de agendamento via Portal BB ou pela Central de Relacionamento. Após esse período, será necessário solicitar o valor pelo Portal e-CAC, acessando o menu “Declarações e Demonstrativos”.
Comments