Defender as pautas relacionadas aos aposentados e pensionistas do Município de Salvador. Essa é a motivação do trabalho da ASMS que foi apresentada em reunião com o titular da Secretaria Municipal de Gestão (Semge), Thiago Dantas, na tarde desta quinta-feira (19). Estiveram presentes o presidente Humberto Costa e o conselheiro fiscal Jovenildo Pereira.
Humanização no atendimento e celeridade na respostas aos processos foram pautas principais defendidas pelos representantes da ASMS junto à Semge. O presidente Humberto Costa apontou a necessidade de garantir melhorias no atendimento no Previs (atual Dprev). Ressaltando o diálogo aberto com a diretoria do órgão, Humberto Costa falou que o perfil de público atendido precisa de atenção diferenciada. “A recepção ao aposentado e pensionista deve ser feita com entendimento de que esses servidores foram pioneiros de tudo que hoje conhecemos como serviço público. Não se trata de privilégios e sim, sensibilidade e zelo. Atendimento humanizado para quem construiu a história da Previdência Municipal e da cidade”, observou Costa.
O conselheiro fiscal Jovenildo Pereira reforçou o pedido e citou a parceria da entidade para proporcionar eficácia nos serviços aos aposentados. “Com a implantação do aplicativo [Meu RPPS], vários aposentados tiveram dificuldade em acessar a tecnologia e nós colocamos a Associação em pronto apoio para contribuir no procedimento de prova de vida. Nossa intervenção hoje junto à Semge é para no desenvolvimento de políticas sociais na defesa dos colegas aposentados”, declarou Pereira.
Junta Médica – O atendimento da Junta e a celeridade nos processos foram abordados pelos diretores da ASMS. Citando exemplos de colegas que acessaram os serviços da Junta Médica, o presidente da ASMS, Humberto Costa fez questão de observar que a recepção, atendimento e perícia estão sendo feitos em procedimentos eficazes. “Temos notícias de que os funcionários atendem com cortesia e os agendamentos cumpridos à risca”, disse.
A única ressalva feita pela ASMS é o fluxo dos processos em tramitação. Segundo o presidente Humberto Costa, a demora em obter respostas sobre o possível deferimento em pedidos, como por exemplo, em isenções de Imposto de Renda, tem causado expectativas e ansiedade aos aposentados. “Pedidos de isenções são voltados à pessoas com situações oncológicas, por exemplo e isso, via de regra, é um momento extremamente sensível da vida. A celeridade nas respostas é algo que diminuirá esse sofrimento e trará um pouco de valor por tudo que esse colega construiu no serviço público”, enfatizou Costa.
Mudança – Segundo o titular da Semge, os serviços da Junta Médica serão transferidos para o prédio onde funciona a Diretoria de Previdência – Dprev, na Avenida Joana Angélica. Além disso, um mutirão pretende dar prosseguimento aos pedidos de aposentadoria e outros processos iniciados na própria Dprev e na Junta Médica. Somado à isso, o uso da tecnologia deverá facilitar o acesso aos serviços oferecidos pelos órgãos.
Valorização – Um pedido feito à Semge tem a intenção de diminuir a inferioridade do termo técnico aplicado aos aposentados da Prefeitura de Salvador. A palavra inativo causa desconforto e coloca essa parcela de colegas em situação diminuída. “A inatividade é tida como algo limitador ou excludente de vida ativa. Já não temos qualquer paridade em possíveis ganhos em relação aos colegas que estão trabalhando e ainda sermos considerados inativos aumenta essa sensação de inferioridade. Mesmo sendo uma terminologia fria do tecnicismo, nosso pedido é de que se aplique um termo que respeite nossa condição de contribuição ao serviço público e à cidade que ainda continuamos a fazer na luta em defesa de direitos”, declarou o presidente Humberto Costa.
Novas reuniões serão agendadas com a Semge para manutenção do diálogo permanente sobre os aposentados do Município de Salvador. “Como integrantes do Conselho Municipal de Previdência, nós da ASMS, seremos leais defensores da condição dos colegas aposentados. Estamos eu e o colega Jovenildo Pereira em uma construção diária de conhecimento acerca dos temas pertinentes para que façamos uma atuação digna dos nossos associados”, finalizou Costa.
Comments