Provavelmente você já atendeu alguma ligação em que ninguém responde nada e a chamada cai. São as chamadas “robocalls” (“chamadas de robô”, em português).
Essas ligações são feitas em massa por empresas de telecomunicação, que usam números aleatórios para aumentar as chances de atendimento.
Segundo especialistas, esse tipo de ligação serve para minimizar o tempo de atendentes de telemarketing, já que várias chamadas são feitas ao mesmo tempo. Vale a da pessoa que atender primeiro. Outro motivo usado pelas empresas é verificar quais números ainda estão ativos.
Segundo a Anatel, o disparo massivo de mensagens e ligações não é necessariamente abusivo, já que pode ser usado para o envio de alertas de emergência. Por outro lado, ressalta que o excesso de contatos por telemarketing pode ser considerado prática abusiva se “exceder a capacidade humana de discagem”. “Além de causar grande incômodo, as chamadas massivas sobrecarregam as redes de telecomunicações”, pondera a Anatel.
Além disso, desde o ano passado, chamadas que são desligadas antes de 6 segundos se tornaram abusivas, uma atualização em relação ao limite anterior de 3 segundos.
De acordo com a Anatel, o bloqueio pode levar até 30 dias para funcionar depois que é feita a solicitação. Veja como fazer o cadastro: primeiro, acesse o site naomeperturbe.com.br e faça um cadastro. Depois, vá em “Novo bloqueio” e insira o número do seu telefone, incluindo o DDD. Escolha as empresas de telecomunicações ou financeiras que você quer bloquear. Se preferir, pode selecionar todas de uma vez. Clique em “Enviar”. Você receberá uma mensagem de SMS para confirmar a solicitação. Em seguida, o site vai gerar um “Comprovante de Solicitações de Bloqueio”, que você pode salvar ou imprimir.
Outra opção dada pela Anatel é utilizar a plataforma “Qual Empresa Me Ligou”, que identifica qual companhia está te importunando. Acesse pelo endereço qualempresameligou.com.br.
Comments