As chances de cura de qualquer doença envolvem o momento do diagnóstico: quanto mais cedo os médicos determinam o que está acontecendo, mais rápido se pode iniciar o tratamento e melhor é o prognóstico do paciente. Não é diferente com o câncer.
Porém, nem todo tumor causa sintomas que, quando investigados, revelam a doença. Esses cânceres são conhecidos como silenciosos, e se desenvolvem sem o conhecimento do paciente. Quando os sinais surgem, muitas vezes o quadro já é considerado avançado.
Veja quais são os quatro tipos de câncer mais silenciosos, de acordo com o oncologista Wesley Pereira Andrade, mestre e doutor em oncologia e membro da Sociedade Europeia de Cirurgia Oncológica.
Câncer de ovário
Segundo Andrade, o câncer de ovário é o tumor mais silencioso porque, em estágio inicial, não se manifesta. O órgão também possui muitas limitações de posicionamento, dificultando sua visualização em exames de imagem.
Além disso, diferente de outros tipos de câncer, o tumor de ovário não acomete o órgão em si, mas a sua superfície, podendo contaminar a cavidade abdominal rapidamente.
Em estágios mais avançados, “as células cancerígenas começam a produzir líquido, que dá impressão de peso na região abdominal. O paciente, então, tem a sensação de intestino e bexiga cheia”, explica o oncologista.
Outros sintomas são:
Barriga inchada;
Perda de peso;
Sangramento vaginal;
Fraqueza.
Câncer de pâncreas
Assim como o ovário, o pâncreas tem difícil visualização e, quando acometido pelo câncer, libera células que contaminam outros órgãos, especialmente o fígado, afirma o oncologista.
Os sintomas da doença só se manifestam quando o tumor obstrui o canal da bile, que, em geral, é liberada no intestino. “Se o canal entope, a substância, ao invés de ir para o intestino, se espalha pelo corpo através da corrente sanguínea, fazendo a pessoa ficar com a pele amarelada”, comenta Andrade. Os outros sintomas do câncer são:
Falta de apetite;
Anemia;
Acolia fecal (fezes de cor clara);
Colúria (urina de cor escura).
Câncer de intestino
O câncer de intestino, quando acomete a parte direita do órgão, pode ser silencioso. Desse lado, o lúmen (cavidade com formato de tubo) é mais espesso, proporcionando maior espaço para o tumor se desenvolver sem ser percebido.
Em estágio inicial, o câncer de intestino é assintomático. No entanto, quando o quadro está avançado, o paciente pode perceber sintomas como:
Sangramento nas fezes;
Obstrução intestinal;
Vômitos fecais (quando há obstrução do trato digestivo e a substância do intestino grosso, incluindo matéria fecal, faz parte do vômito);
Vontade frequente de ir ao banheiro.
Câncer de mama
Andrade explica que alguns tipos de câncer de mama são traçoeiros, especialmente o carcinoma lobular. Ele normalmente não é detectado nos exames de rotina, e quando a paciente quando descobre o tumor, geralmente já está em um estágio muito avançado. Os sintomas do câncer de mama são:
Secreção de sangue pelos mamilos;
Surgimento de glânglios inchados nas axilas;
Pele do seio semelhante à casca de uma laranja.
Publicado originalmente em O Globo. Reprodução citada a fonte.
Comments