Saúde em Foco

SP: SUS aparece pela primeira vez entre os melhores serviços públicos para a população

0

O SUS (Sistema Único de Saúde) foi eleito pela primeira vez pelos paulistanos como o melhor serviço público da cidade, ao lado do Metrô, pela quarta vez em primeiro lugar na pesquisa, e Poupatempo, hexacampeão.
O sistema foi apontado como o melhor da capital por 13% dos entrevistados, desempenho sete pontos percentuais acima que o do último levantamento, realizada em fevereiro de 2020, quando obteve 6% das menções.

O Datafolha faz a pesquisa anualmente desde 2015, quando o SUS teve 2% das menções.O crescimento se deu após quase um ano de pandemia, momento em que o SUS foi testado diariamente e mais exigido do que nunca.

SERVIÇO PÚBLICO – Pela primeira vez, o SUS foi um dos serviços públicos mais bem votados pelos paulistanos, com 13% das menções; Poupatempo, com 12%, e Metrô, com 11%, completam a lista de vencedores.

Para Edson Aparecido, secretário da Saúde de São Paulo, muita gente passou a conhecer melhor o sistema em 2020, durante a pandemia, mesmo que já o utilizasse. “As pessoas viram na TV o tempo inteiro o esforço que era feito para atender a todos. Acho que isso ficou mais perceptível durante a pandemia. Quem já utilizava o sistema também passou a vê-lo de forma diferente, criou mais vínculo”, diz.

O secretário pondera, porém, que muitos dos que não o usavam passaram a fazê-lo por causa da crise de Covid-19, e isso criou novos admiradores do serviço. “Muita gente criticava sem conhecer. Tivemos muitas internações de gente com convênio. Outros foram tomar vacina na UBS (Unidade Básica de Saúde) e descobriram que têm direito a pegar um determinado remédio de graça, algo que não sabiam”, diz o secretário.

Ele afirma esperar um aumento brutal na demanda do SUS mesmo depois da pandemia, e esse é um dos motivos. “Também quem tem plano de saúde vai seguir nos procurando.”

Marco Akerman, professor da faculdade de saúde pública da USP, acha que uma maior discussão sobre o sistema, que teve muito espaço na mídia durante a pandemia, também contribui para o resultado. “Houve uma espécie de campanha de valorização do SUS nas TVs e nos jornais. Antes da pandemia, era mais comum ver nesses meios só os defeitos do sistema.”
O SUS passou a ser mais exaltado também por meio de algumas atitudes simples, que também influenciam a opinião pública.

You may also like

Comments

Comments are closed.

You may also like